TRABALHO DE CONCLUSÃO DO
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO 2013
Um projeto terapêutico para o Papai Noel
Aluna: Juliana de Oliveira e Silva
AT: – Oi Papai Noel, prazer em conhecê-lo, meu nome é Juliana e vim para conversar com o senhor e sua esposa. Trabalho com Acompanhamento Terapêutico e o trabalho funciona da seguinte maneira, eu vou acompanhar você uma hora por dia por alguns dias da semana na sua rotina, que combinaremos depois. Vamos trabalhar juntos para que a rotina do senhor proporcione maior satisfação e qualidade de vida, ainda mais depois de tantos anos de trabalho certo? – Para isso gostaria que me contasse mais sobre o senhor e seus dias, o que gosta de fazer quando não está trabalhando?
NOEL: – Oh oh minha jovem, ficamos eu e a minha senhora aqui nessa neve sozinhos, porque os duendes saem pelo mundo para observar as crianças. Enquanto estamos aqui alimentamos as renas e arrumamos a fábrica. Sabe como é, não tem muito o que fazer por aqui.
AT: – E sempre foi assim!
NOEL: – Não, quando éramos mais novos conseguíamos passear por aí para visitar alguns amigos, e de vez em quando acompanhar os duendes nas viagens. Era bom né minha querida?! Era gostoso ver pessoas alegres nas praças, praias, clubes, as crianças brincando com os brinquedos que ganharam…
AT: – E o que aconteceu para deixarem de ir?
NOEL: – A idade menina, as viagens já me deixavam muito cansado e, também fomos vendo como as pessoas não estavam tão felizes assim mais… Os presentes já haviam mudado, e muitas crianças não acreditam no Papai Noel… Apesar do trabalho intenso no Natal eu gosto muito de ver as carinhas das crianças felizes quando abrem os pacotes e veem os presentes que pediram. É gratificante!
AT: – Então, se o senhor aceitar a minha presença aqui, poderemos pensar juntos em o que fazer para que vocês dois possam viver melhor, e para que o senhor sinta essa alegria do Natal nos demais meses do ano. Podemos pensar em atividades para o senhor conviver com a alegria das crianças constantemente além da época natalina, o que te faz tão bem, além do que vai ocupar um pouco do tempo de vocês nos demais meses do ano. E então, podemos continuar com nossos encontros?
NOEL: – Oh oh oh! Gostei dessas possibilidades minha jovem, aceito sua proposta…
Proposta de ação:
– reorganizar sua rotina para que faça exercícios físicos para cuidar da saúde;
– procurar um lugar para ajudar crianças (abrigos, escolas, orfanatos), ajudá-las a construir brinquedos fora da época do Natal;
– sair do Polo Norte com sua esposa em viagem, já que seu trabalho acontece no último mês do ano;
– pensar em outros interesses e atividades que o interessam para buscar um trabalho alternativo para que ocupe seu tempo ocioso até Novembro;
– fazer uma parceria com os Correios, que na época do Natal recebem cartinhas com pedidos de doações; Quem sabe participar de uma campanha, que apareça na TV para pedir as doações;
– organizar parcerias com empresas de turismo para movimentar a fábrica com visitações de crianças ao longo do ano.