TRABALHO DE CONCLUSÃO DO 
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO 2013

Um projeto terapêutico para o Papai Noel

Aluna: Juliana de Oliveira e Silva


AT: – Oi Papai Noel, prazer em conhecê-lo, meu nome é Juliana e vim para conversar com o senhor e sua esposa. Trabalho com Acompanhamento Terapêutico e o trabalho funciona da seguinte maneira, eu vou acompanhar você uma hora por dia por alguns dias da semana na sua rotina, que combinaremos depois. Vamos trabalhar juntos para que a rotina do senhor proporcione maior satisfação e qualidade de vida, ainda mais depois de tantos anos de trabalho certo? – Para isso gostaria que me contasse mais sobre o senhor e seus dias, o que gosta de fazer quando não está trabalhando?
NOEL: – Oh oh minha jovem, ficamos eu e a minha senhora aqui nessa neve sozinhos, porque os duendes saem pelo mundo para observar as crianças. Enquanto estamos aqui alimentamos as renas e arrumamos a fábrica. Sabe como é, não tem muito o que fazer por aqui.
AT: – E sempre foi assim!
NOEL: – Não, quando éramos mais novos conseguíamos passear por aí para visitar alguns amigos, e de vez em quando acompanhar os duendes nas viagens. Era bom minha querida?! Era gostoso ver pessoas alegres nas praças, praias, clubes, as crianças brincando com os brinquedos que ganharam…

AT: – E o que aconteceu para deixarem de ir?

NOEL: – A idade menina, as viagens já me deixavam muito cansado e, também fomos vendo como as pessoas não estavam tão felizes assim mais… Os presentes já haviam mudado, e muitas crianças não acreditam no Papai Noel…  Apesar do trabalho intenso no Natal eu gosto muito de ver as carinhas das crianças felizes quando abrem os pacotes e veem os presentes que pediram. É gratificante!
 

AT: – Então, se o senhor aceitar a minha presença aqui, poderemos pensar juntos em o que fazer para que vocês dois possam viver melhor, e para que o senhor sinta essa alegria do Natal nos demais meses do ano. Podemos pensar em atividades para o senhor conviver com a alegria das crianças constantemente além da época natalina, o que te faz tão bem, além do que vai ocupar um pouco do tempo de vocês nos demais meses do ano. E então, podemos continuar com nossos encontros?

NOEL: – Oh oh oh! Gostei dessas possibilidades minha jovem, aceito sua proposta…

Proposta de ação:

– reorganizar sua rotina para que faça exercícios físicos para cuidar da saúde;

– procurar um lugar para ajudar crianças (abrigos, escolas, orfanatos), ajudá-las a construir brinquedos fora da época do Natal;

– sair do Polo Norte com sua esposa em viagem, já que seu trabalho acontece no último mês do ano;

– pensar em outros interesses e atividades que o interessam para buscar um trabalho alternativo para que ocupe seu tempo ocioso até Novembro;

– fazer uma parceria com os Correios, que na época do Natal recebem cartinhas com pedidos de doações; Quem sabe participar de uma campanha, que apareça na TV para pedir as doações;

– organizar parcerias com empresas de turismo para movimentar a fábrica com visitações de crianças ao longo do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *